domingo, 27 de fevereiro de 2011

Guerra dos Tronos

A minha última aquisição para minha estante. Em disparado este livraço se tornou um dos melhores livros de fantasia medieval que li nos últimos anos. A trama toda começa com quando protagonista Eddard Stark, Lorde de Winterfell, recebe em sua casa uma visita do rei Robert Baratheon e sua comitiva. Eddard e Robert foram companheiros de batalha durante a guerra em que eles depuseram a antiga família real, pondo um fim à tirania imposta pelos Targaryen, e Robert se tornou o novo rei.  Robert convida Stark para ser seu braço direito na administração do reino, assumindo o lugar de um antigo companheiro que morreu de forma bastante misteriosa e suspeita. Eddard e sua família acabam sendo envolvidos numa rede de intrigas que envolvem incesto, assassinato, linhagens reais, mortos vivos, guerra, e dragões.

Os personagens são cativantes ou odiosos, muito difícil não sentir nada por algum deles. Uma excelente escolha para leitura. Sendo este o primeiro livro da série Crônicas de Gelo e Fogo, o sucesso foi tão intenso que lá fora ele já está pela quarta continuação, e já rendeu uma série na HBO (http://www.hbo.com/game-of-thrones/index.html), e já tem seu próprio RPG publicado pela Green Ronin,a mesma de Dragon Age RPG e Mutantes e Malfeitores, (http://www.greenronin.com/sifrp/). Quanto ao RPG, há um manual de início rápido para quem quiser conhecer o sistema que está disponível para download no site da própria Green Ronin.

Aproveitem, pois como dizem os Stark: O inverno está chegando

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Planeta Hulk

Planeta Hulk é um arco de histórias em quadrinhos do golias esmeralda da Marvel em que o Hulk vai parar em um outro planeta aonde ele acaba sendo feito de escravo e têm de lutar nas arenas de gladiadores locais pela própria vida contra outros gladiadores alienígenas quase tão fortes quanto ele.

Esse arco de história serviu para dar um gás nas revistas do hulk, onde há muito tempo ele não tem tido roteiristas muito inspirados. Uma estória tão boa que valeu uma adaptação para desenho e no final abre o arco seguinte que atuou em quase todas as séries da Marvel: Hulk contra o mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=cf13JRZKspM

Projeto Lego Mindstorms

Recentemente fui incumbido de dar aulas de Lego na rede de ensino na qual trabalho. Mas que diabos é isso?

O projeto Lego Mindstorms apresenta uma inciação à robótica aonde os alunos cuja série pode variar desde o 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio. O mesmo kit é utilizado por grupos que podem ter de um a quatro componentes aonde eles vão montar os robôs ou máquinas (chamamos de projetos), e farão a programação das funções dele via um software criado justamente para isso. Além do kit que fica disponível na escola, são dados aos alunos umas revistas com exemplos de montagens e alguns robôs simulam funcionamento de uma caixa toráxica, uma empilhadeira, possuem sensores para contato, som, luz e obstáculos. Incrívelmente fascinante e didático. Uma pena que o kit seja tão caro e obviamente não pode ser financidado um conjunto de kits para turmas com mais de vinte alunos em qualquer escola (segundo minhas fontes cada caixa que seria utilizada por 4 alunos custa em média de R$2000,00) e muitas peças são fáceis de serem perdidas.

Posto abaixo alguns links para exibição de algumas imagens de projetos montados e o link para o site oficial da empresa.
http://www.google.com.br/images?q=lego+mindstorms&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=YbdpTarxKYa0lQeM_PD-AQ&ved=0CFoQsAQ&biw=1280&bih=530

http://mindstorms.lego.com/en-us/Default.aspx

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dossiê Dragão Brasil

No site daRPG Vale foi feito um rpg cast em que um velho amigo meu é entrevistado pelo pessoal do site e ele passa a comentar, fazendo elogios e críticas quando acha necessário ao trabalho feito pela equipe do Trio Tormenta quando o mesmo era responsável pela Dragão Brasil até os dias atuais em que agora eles estão com a Dragon Slayer.

Chega a ser frustrante a falta de profissionalismo dos caras em não aceitar as críticas ao trabalho que fizeram, mesmo aqueles que foram notoriamente ruins, chegando inclusive ao ponto de usarem palavras de baixo calão e provocações infantis contra o crítico amador. Graaandes profissionais.

http://www.rpgvale.com.br/2011/02/rpgcast-02-dossie-dragao-brasil.html

@LuizThor - O crítico

@RogerioSaladino; @JMTrevisan; @Marcelo_Cassaro - Os criticados