sexta-feira, 8 de abril de 2011

Massacre numa escola municipal em Realengo

Hoje é um dia triste para cada carioca e brasileiro. Um indivíduo armado entrou em uma escola municipal, e com a desculpa de dar uma palestra provocou um verdadeiro massacre. A polícia ainda tenta descobrir qual é o perfil desse assassino. Mas isso remete a um outro problema pelo qual passam as instituições públicas de ensino. Aonde está a segurança na escola? Até ontem muitos pais podiam achar que seus filhos estariam em segurança enquanto estivessem nas salas de aula. centenas de pais no rio não têm mais essa certeza, e ao meu ver, facilmente isso poderia se alastrar para todos os pais que têm filhos matriculados em escolas públicas. Há uma estimativa de que a cada ano duas ou três pessoas se suicidem pulando do alto do prédio prédio da UERJ, campus do Maracanã, grande parte desses suicidas não possui vínculo com a instituição e antigamente eram bem comuns os casos de crimes como assaltos e até estupros dentro da Instituição. O problema da segurança no Rio de Janeiro e no país inteiro está tomando proporções catastróficas. E às famílias das vítimas agora só resta a dor pois a morte do algoz de seus entes queridos não os trará de volta. Primeiro foram criminosos pesadamente armados que desfilaram pela cidade e houve uma intervenção conjunta entre polícia e forças armadas, agora temos um ataque terrorista a uma escola. O que virá depois? Uma maternidade?
O que podemos avaliar a partir de uma catástrofe como essa? Vivemos uma nova era, uma era de informação, aonde pode-se publicar qualquer coisa na internet, assim como pode-se pesquisar sobre qualquer coisa. Seria esse um ato isolado ou o primeiro de um grupo terrorista? Particularmente não gostaria de pagar para ver.
E por fim, como o terrorista conseguiu aquele arsenal todo? Será que para chamar a atenção das autoridades para que crie-se um controle rígido para porte de arma o comprador tenha que ter um estoque de armas suficiente para matar o Rambo ou o Braddock de inveja?
Fala-se muito em liberdade de expressão, opinião e tal. Mas que liberdade é essa que não me permite descansar tranquilo? pois não sei quando posso ser alvo de um novo surto de violência de um maluco armado até os dentes? Será mesmo necessário passar por isso, assim como acontece nos demais países desenvolvidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário